domingo, 26 de dezembro de 2010

Plano de Aula - DIA DO INDIO


MATERNAL I E II

OBJETIVO
Socializar, desenvolver a atenção, estimular a imaginação e a criatividade além de desenvolver a coordenação motora.

Conteúdo
Contar para as crianças a história dos índios seus costumes e hábitos alimentares. Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras e fazer com que ela participe da organização da rotina diária.

Estratégias
Contar histórias sobre os índios, utilizar a rodinha para conversas informais com perguntas sobre o índio. Mostrar gravura de índio em revistas musica e em DVD (filme). Fazer observarem como os índios se veste, se usa sapatos, o que tem na cabeça. Montar com as crianças o "Cantinho do índio". Confeccionar colar de macarrão com as crianças e cocar. E fazer um lanche especial em comemoração ao dia do índio.
Os fazer reconhecer o corpo por meio da exploração, das brincadeiras. Favorecer o desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária. Explorando as de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.

Avaliação
Observar e estimular às expressões afetivas delas para com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, proteção, abrigo, carinho, lazer etc). Observar como usa os gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais.

Recursos materiais

Revistas, papel crepom vermelho e verde, livros de história, tubos e colchões,
tintas amarela, azul, verde, laranja e vermelha, ½ kg de mandioca, cartolina ou papel craft.

Relatório
No final do mês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário